Copyright INSYS 2007

LER COM ATENÇÃO antes de qualquer download...

BIOS/EC Update para Modelo: Todos os modelos portáteis INSYS

Para actualizar a BIOS ou o EC do seu INSYS, seguir as seguintes instruções:

1) NUNCA, mas NUNCA, interromper a gravação da actualização da BIOS. Caso o faça é provável que danifique irremediavelmente o computador. Este estado de dano (BIOS incompleta) NÃO é considerado como estando em garantia.

2) Fazer o download do ficheiro .ZIP com o update de BIOS/EC que se encontra no directório BIOS de cada modelo, e realizar unzip para um directório de trabalho

3) Executar o programa PrepUSBCD.exe para criar um ficheiro .ISO (imagem de CD), ou criar ficheiro .IMG (imagem de diskette), ou gravar numa Pen USB

4) Se optar por criar ficheiro .ISO, gravar o ficheiro .ISO num CD-R virgem, através das opções de "Gravação de imagem para CD/DVD", isto é em MODO DE IMAGEM.

4) Caso necessite de um software para gravar a imagem .ISO para um DVD+/-R poderá optar pelo freeware ImgBurn. Escolha a opção Write Image.

5) De seguida re-iniciar o computador com o CD-R ou a Pen USB seguindo as instruções no ecran. Para garantir que o computador arranca pelo CD ou Pen USB deve ter na BIOS a opção de arranque por CD ou PenUSB em primeiro lugar (é o normal/default se não alterou a configuração da BIOS) OU EM ALTERNATIVA manter pressionada a tecla F1 (F11 em alguns modelos) durante o arranque do computador (POST) para que apareça um menu de discos de arranque. Escolha o CD ou a PenUSB como disco de arranque.

6) Aplicar primeiro o EC Firmware (caso esteja disponível no menu), fazer REBOOT (insistimos na importância de REBOOT após cada passo) e de seguida aplicar o novo BIOS, fazendo novo reboot.

7) Aplicar esta BIOS APENAS nos modelos INSYS acima referidos.

Resolução de erros:
1) Se FreeDOS ficar parado com a mensagem - InitDisk, faça novo reboot, entre na BIOS (carregando em F2), escolha o menu SATA Port onde aparece o disco rigido, faça Enter e mude o Type de Auto para None (com tecla de espaço). De seguida sair e gravar alterações (Exit/Exit Saving Changes). Para voltar a poder realizar o boot pelo disco (caso não faça update da BIOS), volte a colocar a opção em Auto.

2) Se FreeDOS arranca mas não encontra o CD-ROM, fazer novo reboot, entrar na BIOS (F2), alterar o Sistema Operativo de Vista/Win7 para Other (em menu Advanced) de forma a cancelar o uso do modo AHCI e usar o IDE. Gravar as alterações e voltar a fazer reboot.

Data: 12-12-2009